Direitos de
aprendizagem
1. Conviver com outras crianças e
adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens,
ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às
diferenças entre as pessoas.
2. Brincar cotidianamente de diversas
formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e
adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus
conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais,
corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
3. Participar ativamente, com adultos e
outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades
propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana,
tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes,
desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se
posicionando.
4. Expressar, como sujeito dialógico,
criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas,
hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes
linguagens.
5. Conhecer-se e construir sua
identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e
de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados,
interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em
seu contexto familiar e comunitário.
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Faixa etária
- Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Objetivos de
aprendizagem e desenvolvimento
O eu, o
outro e o nós –
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros,
percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras
de pensar e agir.
(EI03EO02)
Agir de
maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas
conquistas e limitações.
(EI03EO03)
Ampliar as
relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO04)
Comunicar
suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO05)
Demonstrar
valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos
outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EO06)
Manifestar
interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03EO07)
Usar
estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações
com crianças e adultos.
Corpo,
gestos e movimentos –
Faixa etária - Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11
meses)
EI03CG01)
Criar com o
corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções,
tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03CG02)
Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em
brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas,
entre outras possibilidades.
(EI03CG03)
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras,
jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03CG04)
Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene,
alimentação, conforto e aparência.
EI03CG05)
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a
seus interesses e necessidades em situações diversas.
Escuta,
fala, pensamento e imaginação –
Faixa etária - Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11
meses)
(EI03EF01)
Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas
vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos,
desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EF02)
Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando
rimas, aliterações e ritmos.
(EI03EF03)
Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas
e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04)
Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros
de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura
da história.
(EI03EF05)
Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito,
tendo o professor como escriba.
(EI03EF06)
Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita
espontânea), em situações com função social significativa.
EI03EF08)
Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a
leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório
sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das
ilustrações etc.).
(EI03EF09)
Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita,
realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Traços,
sons, cores e formas –
Faixa etária - Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11
meses)
(EI03TS01)
Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e
instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações,
criações musicais, festas.
(EI03TS02)
Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura,
colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e
tridimensionais.
(EI03TS03)
Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração,
altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e
sons.
Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações –
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
EI03ET01)
Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando
suas propriedades.
(EI03ET02)
Observar e descrever mudanças em diferentes materiais,
resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais
e artificiais.
(EI03ET03)
Identificar e selecionar fontes de informações, para
responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03ET04)
Registrar observações, manipulações e medidas, usando
múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em
diferentes suportes.
(EI03ET05)
Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças
e diferenças.
(EI03ET07)
Relacionar números às suas respectivas quantidades e
identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03ET08)
Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos
básicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário